Bolo de Aniversário (de Limão e Doce de Ovos)

Bolo de Aniversário (de Limão e Doce de Ovos)

Ingredientes

Bolo:
-225 g de OVO INTEIRO DOVO;
-150 g de açúcar;
-110 g de farinha;
-1 c. chá de aroma a baunilha.

Calda de limão:

-150 g de açúcar;
-160 g de água;
-1 limão pequeno (apenas a casca amarela, sem a parte branca).

Doce de Ovos:

-200 g de GEMA DE OVO DOVO;
-250 ml de água;
-300 g de açúcar.

Decoração:

-50 g de chocolate negro com Vinho do Porto;
-Palets de chocolate;
-Canudos de baunilha q.b.;
-Caneta decoradora para doces;
-Papel vegetal ou papel pardo;
-1 fita de cetim a gosto.

Preparação

Comece por preparar o doce de ovos, levando ao lume a água com o açúcar. Mexa para dissolver o açúcar e aguarde que atinja ponto de pérola, que acontece quando o fio que correr da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade (temperatura 108º C). Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Ao fim deste tempo, e quando a calda já não estiver tão quente, junte-lhe as gemas (previamente batidas), a pouco e pouco, enquanto mexe constantemente com uma vara de arames.
Leve o creme de ovo novamente ao lume até atingir ponto de estrada, que acontece quando passar uma colher de madeira no fundo do tacho e se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo (temperatura 110º C ). Cuidado neste momento para deixar ferver ou o doce de ovos ficará cristalizado. Deixe arrefecer.
Na batedeira, bata os ovos juntamente com o açúcar até triplicarem de volume e obter uma mistura clara e fofa. Junte a baunilha e bata mais um pouco.
Peneire a farinha e misture-a aos ovos, adicionando-a três vezes e envolvendo, delicadamente, com movimentos de baixo para cima.
Unte e enfarinhe uma forma de 18cm, bem alta (ou 2 formas um pouco mais pequenas e de tamanho igual), e adicione-lhe a massa. Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 20-25 minutos ou até um palito inserido no meio sair limpo.
Deixe o bolo arrefecer e corte em três partes, de tamanho idêntico.

Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão e, sem mexer, deixe ferver. Retire do lume, regue cada uma das parte do bolo com a calda, para que fiquem bem húmidas.
Coloque uma das partes do bolo num prato, barre-a com doce de ovos, adicione a segunda parte do bolo e barre com mais doce de ovos. Coloque a última camada de bolo e adicione uma faixa de papel pardo (ou vegetal) a toda a volta do bolo e com a altura do mesmo. Ate com uma fita de cetim.
Cubra o bolo com o restante doce de ovos e leve ao frigorífico.

Derreta o chocolate e coloque-o na caneta decoradora, munida com um bico médio. Sobre papel vegetal, desenhe as letras da palavra "Parabéns", deixando algum espaço entre si. Leve ao congelador, com cuidado, para que o chocolate solidifique.
Adicione as "letras de chocolate" ao bolo e decore com palets de chocolate e canudos de baunilha. Mantenha no frigorífico até ao momento de servir.